Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022
O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, e o prefeito municipal, Fábio Branco, acompanharam, na tarde desta terça-feira (15), no Palácio Piratini, o ato de entrega das licenças Provisória e de Instalação do Terminal de Regaseificação e da usina termelétrica do Grupo Cobra, respectivamente. Os documentos foram emitidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Os empreendimentos foram discutidos em audiência pública, realizada no dia 22 de dezembro, em formato virtual. Com a emissão das licenças, os investimentos do grupo espanhol tornam-se um dos maiores do Rio Grande do Sul, com aporte de R$ 6 bilhões e capacidade de geração de até cinco mil empregos.
O secretário estadual de meio ambiente e infraestrutura, Luiz Henrique Viana, falou sobre a importância das emissões dessas licenças. \"Damos mais um passo para que esse importante projeto para o Rio Grande do Sul se concretize, trazendo benefícios não só para a região Sul, mas para todo o Estado, como tem sido todo o trabalho realizado deste governo\", afirmou.A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, lembrou que, depois de muitos anos e muitos projetos, chegou o momento em que se atingiu a suficiência ambiental para a emissão dessas licenças, as quais serão um divisor de águas para Rio Grande do Sul. \"O tempo da avaliação foi dado pela necessidade e complexidade dos empreendimentos\", afirmou.
Para o prefeito municipal, Fábio Branco, a geração de empregos trará dignidade às famílias. \"Em termos de futuro, é um marco dentro do entendimento do quanto é importante ter indústrias para trazer riqueza. Gerando emprego estamos trazendo dignidade às famílias e capacidade financeira para o município atuar em áreas estratégicas\", completou.Também estiveram presentes no ato de entrega das licenças o diretor-geral do Grupo Cobra, Jaime Llopis, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes.
Texto e edição: Rodrigo de AguiarFotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025