Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
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As rodovias BR 392 e 116 são consideradas as principais para o escoamento da produção gaúcha até o Porto do Rio Grande. No entanto, entraves na conclusão da duplicação das duas estradas causa transtornos e aumento dos custos.
Na BR 392, por exemplo, o chamado Lote 4 é formado por nove quilômetros de pista simples e um entroncamento rodoferroviário que contribui para a lentidão e formação de congestionamentos. Já na BR 116, o tempo de viagem e os acidentes assustam.
Esses e outros temas foram tratados pela comitiva gaúcha que esteve em Brasília nesta terça-feira (8). Liderados pelo governador Eduardo Leite, uma das agendas foi cumprida com o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, participou do encontro que contou com a participação dos secretários estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Silvana Covatti, e de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos.
De acordo com Estima, o encontro foi importante para se frisar a necessidade da atualização do orçamento previsto para a duplicação do Lote 4 que passa em frente de boa parte do distrito industrial. Demais obras rodoviárias, como a do chamado Contorno de Pelotas, também foram mencionadas durante a reunião.
Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
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