Concessão ferroviária da Malha Sul mobiliza estados e acende alerta sobre reinvestimento regional
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Terça-feira, 08 de Fevereiro de 2022
A Diretoria de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Portos RS coordenou, na manhã de terça-feira (8), uma operação de içamento das embarcações Larus, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e DG1 de propriedade da Portos RS. As duas lanchas foram retiradas da água e deixadas junto ao estaleiro-escola do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para processos de manutenção.
A atividade contou com a participação da Cabrea Acre, equipamento da Portos RS utilizado para içar barcos e demais estruturas flutuantes. O plano de ação foi apresentado à Capitania dos Portos, que acompanhou de perto a operação, assim como a base de emergência do Porto do Rio Grande que fez a colocação de barreiras de contenção para evitar qualquer tipo de vazamento.
Com o auxílio de mergulhadores, foram passadas cintas flexíveis por baixo dos cascos das duas lanchas para erguê-las e movimentar com total segurança para o berço em terra. A operação foi concluída após um trabalho minucioso desenvolvido pelas equipes. A embarcação DG1 era utilizada pela extinta Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para a realização de atividades de batimetria na Lagoa dos Patos e ao final da reforma será usada nas ações de apoio operacional.
Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Fotos: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Sexta-feira, 27 de Junho de 2025