REPRESENTANTE DE GRUPO DINAMARQUÊS ESPECIALIZADO EM TECNOLOGIA EÓLICA OFFSHORE VISITA A PORTOS RS

Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (26)

Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022

A descarbonização da matriz energética é uma das alternativas para o crescimento sustentável de um estado e de um país. Por conta disso, o governo gaúcho tem a intenção de conceder áreas da Lagoa dos Patos para a construção de parques eólicos, tema que foi tratado em consulta à população e também em uma audiência pública, realizada no último dia 21.

Nesse sentido, a Portos RS recebeu, nesta quarta-feira (26) a visita do representante da Copenhagen Offshore Partners, Gabriel Zeitouni, e do consultor comercial do Consulado Geral da Dinamarca no Brasil, Lucas Barbosa. A expertise na área se justifica pelo fato de a tecnologia eólica offshore ter sido desenvolvida na Dinamarca.

De acordo com Zeitouni, o objetivo da visita foi o de conhecer a infraestrutura portuária que poderá apoiar os potenciais projetos a ser desenvolvidos na Lagoa dos Patos. Os projetos de energia eólica são conhecidos mundialmente por trazer empregos e investimentos para as regiões onde estão inseridos.

Segundo Barbosa a embaixada dinamarquesa e o consulado estão engajados na troca de experiências entre os dois países. Em dezembro de 2021, houve a assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Clima e Energia da Dinamarca para cooperação no setor de energia eólica offshore e de recuperação energética de resíduos.

Com a concessão, o Rio Grande do Sul pretende oferecer soluções de médio e longo prazos para a geração de energia renovável e limpa. Para fins de comparação, a Lagoa dos Patos possui uma área de 10 mil quilômetros quadrados e um parque eólico com capacidade de geração de 500 Megawatts ocuparia um espaço de cerca de 100 quilômetros quadrados.

Texto e edição: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação/Portos RS

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar