APL MARÍTIMO ENTREGA RELATÓRIO COM OS RESULTADOS DAS SIMULAÇÕES DE MANOBRAS

Simulações aconteceram no mês de novembro de 2021

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

O Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo realizou, na tarde da última sexta-feira (14), a entrega dos resultados das simulações realizadas no mês de novembro e que confirmaram a operacionalidade do canal de acesso ao Porto do Rio Grande com base na nova profundidade. As atividades levaram em consideração as condições de manobras atuais e futuras, como é o caso de navios de até 366 metros.

De acordo com o diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança da Portos RS, Henrique Ilha, ?os resultados foram extremamente satisfatórios e elevam o Porto do Rio Grande a um nível superior de operação e permitiram aos envolvidos o entendimento de como as manobras ocorrem para o aperfeiçoamento da segurança aquaviária?. O relatório foi apresentado para a realização de uma análise mais detalhada.

Após a realização dessa análise, uma nova rodada de conversas deverá ser convocada com o objetivo de qualificar ainda mais o processo. Ainda conforme Ilha, ?esse processo de integração entre Praticagem, Marinha, autoridade portuária, terminais e armadores é muito importante e abre uma nova abordagem integradora para buscar qualidade para o Porto do Rio Grande, através da união dos esforços e da qualidade técnica que existe por aqui?.

O diretor-presidente do APL Rio Grande, Arthur Rocha Baptista, falou da satisfação da equipe em sediar a realização das atividades em seu Simulador de Manobras Navais de Alta Precisão. ?Agradecemos especialmente a Marinha, a Portos RS, ao Sintermar e ao Sindanave. Estamos trabalhando para que o simulador receba mais demandas da comunidade marítima, pois é um ativo da nossa região a serviço de um ambiente portuário mais seguro e competitivo?.

Texto e edição: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação/Portos RS

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar