Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011
A Superintendência do Porto do Rio Grande foi a grande apoiadora do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011, que teve cerimônia de premiação realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Auditório da Fiergs, em Porto Alegre.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho foi uma realização da FAPERGS, sendo um evento integrado ao Congresso Internacional da Inovação (promoção do Sistema FIERGS), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da Tríade: governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia e inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado.
Este ano, o evento teve também, uma referência especial ao Ano Internacional da Química, fazendo uma homenagem ao pesquisador e professor da UFRGS- Jairton Dupont, único representante do Brasil e da América Latina a figurar entre os 100 maiores químicos do mundo elaborado pela empresa Thomson Reuters, que tradicionalmente mapeia as publicações científicas mundo afora.
Desde 1977, foram realizadas 15 edições do Prêmio FAPERGS, sendo a última em 2007. O evento teve um intervalo, por que a Fundação teve uma redução significativa do seu orçamento para investir em pesquisa, o que está sendo recuperado agora, numa nova fase e com um novo formato.
Nesta edição, foram premiados os destaques na seguintes área: Destaque em Economia e Administração, Destaque em Educação e Psicologia, Destaque em Artes e Letras, Destaque em Ciências Humanas e Sociais, Destaque em Ciências da Saúde, Destaque em Ciências Biológicas, Destaque em Ciências Agrárias, Medalha Sylvio Torres, Tese Inovação gaúcha, Piá Inovador e Pesquisador na Empresa.
Na ocasião, o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, realizou a entrega do prêmio Destaque em Ciências Biológicas ao professor João Antônio Pêgas Henriques. Ele é pelotense, graduado pela UFRGS, e obteve o título de doutor na França. É professor universitário, tendo realizado relevantes pesquisas que contribuem para o desenvolvimento de estudos no mundo todo.
"O processo de conhecimento, pesquisa e inovação tecnológica na área portuária deverá ser a tônica de um projeto que a SUPRG irá desenvolver com as Universidades da Região Sul. A idéia é lançar o projeto no primeiro semestre de 2012 com a organização de um prêmio para as pesquisas em Tecnologia e Inovação de Sistemas Portuários", afirmou Lopes.
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025