INTEGRANTES DA SECRETARIA NACIONAL DE PORTOS REALIZAM VISITAS TÉCNICAS NOS PORTOS DE PORTO ALEGRE E RIO GRANDE

Visitas aconteceram entre os dias 7 e 9 de dezembro

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

Representantes da Secretaria Nacional de Portos (SNP) estiveram na última semana, no período de 7 a 9 de dezembro, realizando visitas técnicas aos portos de Porto Alegre e Rio Grande. A comitiva foi formada pelo coordenador geral de modelagem de arrendamentos portuários, Alessandro Marques, o coordenador de modelagem de arrendamentos portuários, Carlos Magno Lopes da Silva, além do chefe de divisão, Ismael Gomes Netto.

As visitas tiveram início no dia 7, quando houve a realização de uma visita junto à área POA 02, que atualmente é operado pela empresa Serra Morena e que deverá ser levado a leilão em 2022, cujos estudados de viabilidade deverão ser concluídos dentro de alguns dias. No mesmo dia, os representantes conheceram as áreas operacionais do Porto de Porto Alegre e no dia 8 visitaram o terminal POA 01.

O local era utilizado pela extinta Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e na ocasião conversaram com operadores e demais players do setor portuário sobre os potenciais usos daquelas instalações. Já em Rio Grande, os integrantes da SNP conheceram a infraestrutura do Terminal Logístico do Arroz (TLA) que iniciou suas operações em abril deste ano e destina todo o espaço para a estocagem do grão em seus mais diversos formatos.

Na sequência, houve a realização de uma visita ao cais do Porto do Rio Grande, mais especificamente na área denominada RIG 10 e que também deverá ir, em breve, a leilão. Já na sede da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), os integrantes da SNP conversaram com o superintendente Fernando Estima sobre as potencialidades de todas essas áreas que serão licitadas.

O compromisso em Rio Grande também contemplou o Terminal de Contêineres (Tecon), onde foi possível conhecer um pouco sobre a logística e forma de trabalho desenvolvida no município. A área denominada RIG 40, destinada a graneis líquidos, onde operava a antiga Amônia Sul também foi objeto de análise, pois há previsão de realização de leilão do espaço nos próximos meses.

Texto, edição e fotos: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar