Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021
A Portos RS realizou, na tarde desta quarta-feira (24), mais uma reunião para debater o cumprimento do piso mínimo do frete para os caminhoneiros autônomos. O encontro, no formato híbrido, contou com a participação de representantes dos caminhoneiros, embarcadores, transportadores e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Debates sobre o tema já haviam sido promovidos ao longo do ano, porém o de ontem foi mais amplo e permitiu a retirada de dúvidas por todos os envolvidos em relação às normas vigentes. O vereador Luciano Figueiredo (Luka ? MDB) também esteve presente, representando a Câmara de Vereadores.
De acordo com a coordenadora de fiscalização da ANTT no Rio Grande do Sul, Susi Ane Suarez, a disposição da Portos RS em promover o diálogo entre as partes envolvidas no processo é muito importante. O fato do Porto do Rio Grande não se limitar apenas ao caráter operacional foi destacado por ela ao final da reunião.
?O Porto oportuniza que o entendimento seja unificado e que sejam sanadas todas as dúvidas. Para a ANTT isso é muito importante, em razão da existência de um espaço de orientação e educação, onde é possível assimilar o que está sendo compreendido pelo ente regulado?, finalizou a coordenadora.
Já o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindicam), Dieck Sena, disse que as reuniões são importantes para conscientizar os integrantes da cadeia transportadora que a lei do piso mínimo do frete está vigente e que vem sendo monitorada e fiscalizada pela ANTT.
?A reunião teve como objetivo esclarecer e tirar dúvidas de muitos embarcadores e transportadores que ainda possuem certa dificuldade nas questões das leis vigentes. Nós do Sindicam acreditamos que essa aproximação entre todos do setor possa mudar e equilibrar essa balança aqui na nossa região?, afirmou Sena.
Texto, edição e foto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025