Primeiro trimestre de 2025 registra desempenho recorde no Porto do Rio Grande, com avanço de 15,54%
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
Entre os dias 13 a 16 de setembro, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) esteve sendo representada pelo integrante da Divisão de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, João Nóbrega, na Operação Ágata/Descarte. A atividade aconteceu na cidade de Santos, no litoral paulista, e contou com a participação da Marinha do Brasil (MB), Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo (PMESP), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ibama, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a autoridade portuária responsável pela administração do Porto de Santos.
A operação foi dividida em diversas equipes que ao longo dos dias realizaram ações de fiscalização em barcos e navios que estavam localizados em áreas de fundeio e nos terminais, cujo objetivo foi de analisar documentações voltadas às questões ambientais dessas embarcações. Durante as inspeções, as autoridades verificaram os efluentes do compartimento de âncora, as ações de lavagem e escoamento de deck, a limpeza e pintura dos cascos, raspagem e limpeza de casco, água de lastro, água de resfriamento, procedimento de lavagem de porões, entre outros.
O convite para participação na atividade foi realizado pelo superintendente de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, Maurício Gaspar e de acordo com Nóbrega, se caracterizou como um intercâmbio de conhecimento e boas práticas de fiscalização, a fim de padronizar os protocolos.
Texto e edição: Rodrigo de Aguiar
Fotos: Divulgação/Portos RS
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025