Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Sexta-feira, 07 de Outubro de 2011
Na tarde desta quinta-feira (6), na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), foi realizada uma reunião para tratar do projeto de trafegabilidade da Via 1 – Rua Professor Guillermo Enrique Dawson, localizada na retroárea do Porto do Rio Grande. Estiveram presentes autoridades dos órgãos de segurança, da Associação Gaúcha de Terminais Retroportuários e Recintos Alfandegados (AGTRRA), da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Sindicato dos Caminhoneiros do Rio Grande e do Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop).
O projeto estipula novas regras para o trânsito e o estacionamento na Via 1. O objetivo é eliminar os atuais gargalos existentes na retroárea portuária e tornar a Via 1 mais eficiente e operacional melhorando a produtividade de toda a cadeia envolvida. Entre as medidas adotadas estão a implantação de fiscalização eletrônica de velocidade ao longo da via com a velocidade máxima de 50 Km/h e videomonitoramento contínuo da via durante 24h por dia interligado aos órgãos de segurança. Além disso, para o estacionamento de caminhões a Suprg estará disponibilizando o pátio localizado no cruzamento da BR-604 com a Via 9, em frente ao Tecon.
Em relação aos caminhoneiros, a instrução é de que está proibido parar e estacionar na via pelo lado dos terminais e pelo lado oposto o estacionamento será permitido pelo tempo máximo de 15 minutos. Estas medidas estarão em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 10. O investimento é de R$ 150 mil. O projeto abrange uma extensão de 2 km da Via 1.
O projeto foi elaborado através de uma iniciativa da AGTRRA em parceria com a Suprg, a Brigada Militar e a Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito. Estão também integrados na segurança do projeto a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária.
Conforme o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, “é preciso ter melhores condições de trafegabilidade e segurança na via para que possamos trazer aqui, sem nenhum receio, os clientes que quiserem utilizar no porto”.
Pela SDPI estiveram presentes na reunião, o Agente Setorial da Procuradoria Geral do Estado, Luis Fernando Farinati e Departamento de Ações e Programas Especiais da SDPI, Nery dos Santos Filho e pelo Distrito Industrial do Rio Grande, o engenheiro residente Jairo Fonseca de Azevedo.
De acordo com o Presidente da AGTRRA, Octávio Juliano Ramos, os problemas na Via são recorrentes. Atualmente, 13 terminais estão instalados na Via 1. Segundo ele, 15 mil panfletos serão distribuídos aos caminhoneiros nos terminais e no pedágio para alertar sobre as novas regras.
Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025