Governo do Estado amplia Distrito Industrial de Rio Grande

Quinta-feira, 06 de Outubro de 2011

A Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) realizou nesta quarta-feira (5) uma assembléia do Conselho de Administração da Companhia Administradora da Zona de Processamento da Exportação (Zoperg), na qual anunciou a intenção de transformar a área da ZPE em uma extensão do Distrito Industrial de Rio Grande. Os conselheiros, de forma unânime, concordaram com a mudança, que abre caminho para a chegada de novas empresas no município. A transformação completa deverá estar concluída em um prazo de 60 dias. 

A área de 547 hectares está localizada próxima ao terminal de contêineres e é uma das mais valorizadas para receber investimentos, em função da proximidade com as principais operações ligadas à expansão do polo naval. Desde que foi criada, em 1994, a ZPE não atraiu empresas interessadas em investir em unidades dedicadas exclusivamente à operação e, por isso, não era ocupada.

De acordo com o secretário da SDPI, Mauro Knijnik, o governo estudou muito o tema antes de tomar a decisão. Ele julga fundamental o aproveitamento da ZPE como um instrumento para acelerar o processo da industrialização do região Sul do Estado. "Cabe ao Estado, de forma transparente, buscar alternativas competitivas para atrair novos empreendimentos e fortalecer os já existentes. Nesse contexto, a área que abriga a ZPE, atualmente sem funcionalidade, poderá abrigar inúmeras indústrias, inclusive, fornecedores do setor oceânico, de petróleo e gás”, sinalizou.

O agente setorial da Procuradora-geral do Estado (PGE) da SDPI, Luis Fernando Farinati, explicou aos conselheiros os detalhes legais da mudança. Além de assegurar a ampliação do DIRG, a transformação vai garantir a realização do projeto do Oceanário Brasil, um empreendimento idealizado pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). "É um sonho da cidade", explicou Knijnik.

Pela manhã, antes da reunião, o secretario Knijnik reuniu-se com o reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, e com o Superintende do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, para discutir a possibilidade de acelerar a doação de parte do terreno da ZPE para receber o empreendimento. 

Assessoria de Imprensa da SDPI

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar