Concessão ferroviária da Malha Sul mobiliza estados e acende alerta sobre reinvestimento regional
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 24 de Junho de 2021
A empresa Serra Morena, que atua no complexo do Superporto do Rio Grande, recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), o certificado de participação e de vice-campeã do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) 2020. A entrega aconteceu na sede da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), com a presença do gerente da unidade, Jairo Araújo.
Participaram do ato os diretores de gestão, administrativo e financeiro, Cristiano Klinger, e o de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, Henrique Ilha. Para se chegar ao resultado, os operadores responderam a um questionário com 19 perguntas e a soma dessas respostas geraram notas que se transformaram no índice ambiental de cada uma das empresas.
O IDA é desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e aplicado nos portos brasileiros. Ao receber os questionamentos do formulário nacional, a Diretoria de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Portos RS realizou a adaptação à realidade local e submeteu aos seus operadores.
De acordo com o gerente da unidade, Jairo Araújo, o IDA ?demonstra o esforço contínuo das nossas empresas para a aplicação de boas práticas operacionais, sempre visando a segurança de nossos colaboradores e cuidado com o produto de nossos clientes, com zelo na produtividade e qualidade das operações?.
Ainda conforme Araújo, ?esse reconhecimento é de extrema importância para a Serra Morena, pois possuímos a certificação FSC, que nos concede a rastreabilidade de toda a cadeia do produto florestal, exigido pelos mercados internacionais mais exigentes?, concluiu ele.
A Serra Morena opera carga e descarga de navios, de mercadorias a granel, fertilizantes e grãos agrícolas, assim como carrega toras de madeira, avulsa, lingada, cavaco para biomassa ou celulose e pellets de madeira, em navios break bulk. Atualmente, ela atende a demanda própria e opera cargas de clientes parceiros.
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
Sexta-feira, 27 de Junho de 2025