Um dos documentos mais solicitados para a vacinação dos portuários é o chamado Cartão SUS. Desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ele tem como missão promover a organização da rede de atenção à saúde e a gestão do sistema, facilitando o atendimento do cidadão e qualificando o trabalho dos gestores e profissionais da área da saúde.
Nesse sentido, é importante que o trabalhador o tenha em mãos no momento em que vier até a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) para se vacinar. No entanto, se você não tiver confeccionado o cartão, não ficará sem receber a primeira dose do imunizante, porém para a segunda aplicação sua apresentação será necessária.
Por conta da pandemia, a realização de atividades presenciais se tornou mais difícil e com isso os serviços digitais ganharam ainda mais espaço. O encaminhamento do Cartão SUS também migrou para os meios eletrônicos e pode ser solicitado pelo cidadão sem sair de casa, apenas acessando o aplicativo ConecteSUS, no celular, ou diretamente no site.
O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos do smartphone e está disponível para os sistemas operacionais Android (na Play Store) e iOS (na App Store). Ao fazer o download, é importante estar atento para escolher a versão oficial do aplicativo. Para isso, verifique o nome do desenvolvedor da aplicação, que deverá constar como Governo do Brasil.
Depois disso, quando solicitado, basta abrir o aplicativo e apresentar a quem estiver solicitando.