Porto do Rio Grande participa do Congresso Navegar 2011

Sexta-feira, 02 de Setembro de 2011

Nesta sexta-feira (2), tem encerramento o Congresso Navegar 2011, que ocorre desde quarta-feira (31), no Novotel, em Porto Alegre. O evento é realizado pela revista Conexão Marítima e tem o patrocínio da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg). A temática desenvolvida é “O comércio internacional e os desafios ambientais”. 

A abertura oficial teve a presença do Superintendente do porto, Dirceu Lopes, que também palestrou sobre o Porto do Rio Grande e o Mercosul. Lopes destacou primeiramente os avanços obtidos sobre a complementaridade com os portos da Argentina e do Uruguai através do 1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários, realizado esta semana, em Montevidéu. Segundo ele, a Costa Leste da América do Sul precisa possuir um hub port (concentrador de cargas) e com calado consolidado. 

O superintendente também abordou os projetos e as perspectivas para o porto gaúcho. “Queremos qualificar cada vez mais o Porto do Rio Grande. Nós temos que colocar o porto na agenda política e começar a discutir os entraves burocráticos. Nós precisamos ter agilidade. Com trabalho e preparação, buscamos torná-lo mais efetivo e eficiente”, assegurou.

Conforme Lopes, o governo do Estado tem como prioridade fazer o porto funcionar bem e tendo projetos, é possível conseguir recursos federais. “O Porto do Rio Grande não é mais só da cidade, é do Rio Grande do Sul e do Mercosul. Estamos fazendo prospecções e estamos atentos ao mercado. É preciso aproveitar a expertise, os bons operadores portuários e a mão-de-obra especializada”, finalizou. 

Após a palestra, o superintendente do porto participou também de um Painel Debate sobre “A realidade atual das hidrovias do RS”.

Lorena Barros Garibaldi
Assessoria de Comunicação Social 
Superintendência do Porto do Rio Grande

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar