Odfjell lança o primeiro corredor verde operacional entre o Brasil e a Europa

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Baseada em biocombustível sustentável certificado, esta iniciativa estabelece um novo marco para a descarbonização do transporte marítimo de longo curso, demonstrando que soluções de baixo carbono já estão disponíveis hoje.

Os navios-tanque químicos da Odfjell agora navegam a rota de 5.000 milhas náuticas entre o Brasil e a Europa com emissões substancialmente reduzidas. O corredor operará entre 12 e 15 viagens por ano, cada uma com duração aproximada de 40 dias.

A Odfjell estabeleceu um contrato de fornecimento de biocombustível sustentável B24 em Rio Grande, garantindo a disponibilidade de combustível no longo prazo. Os portos de Antuérpia, Roterdã e Rio Grande estão colaborando com a Odfjell para impulsionar o corredor verde por meio de maior eficiência e otimização das operações portuárias.

Um caminho prático para o transporte marítimo de emissão zero - começando agora
"Fazemos isso para demonstrar que combustível certificado, tecnologia e infraestrutura já estão disponíveis," afirma o CEO Harald Fotland. 

"Com esta iniciativa, mostramos que o biocombustível sustentável é uma opção viável para o transporte marítimo de longo curso hoje."

Fotland destaca que não se trata de uma ação pontual, mas de um compromisso de longo prazo.

"Com este corredor, integramos o combustível mais verde como um novo pilar da nossa estratégia de descarbonização. Ativamos toda a cadeia de valor para buscar formas de descarbonizar nossas operações, e é encorajador ver que partes interessadas estão se unindo a nós nesta iniciativa pioneira."

Ação liderada pela indústria para uma infraestrutura escalável.
Com sede na Noruega, a Odfjell tomou uma iniciativa independente - financiando o projeto com recursos próprios e avançando sem subsídios.

"Assumindo os custos adicionais, eliminamos o elemento financeiro e partimos diretamente para a implementação operacional. Pode não ser um corredor perfeito ainda, mas é um começo sólido. Seu sucesso depende da colaboração em toda a cadeia de valor, e estamos comprometidos em desenvolvê-lo ainda mais em conjunto com as partes relevantes," diz Fotland.

Isso inclui a colaboração com portos para aumentar a eficiência, com clientes para maximizar a utilização da capacidade e com fornecedores de combustível para expandir a oferta de combustíveis verdes.

No Brasil, o biocombustível sustentável atualmente disponível é o chamado B24 certificado ¿ uma mistura com 24% de biodiesel renovável derivado de resíduos e 76% de VLSFO. A introdução do biocombustível marca mais um passo no trabalho de décadas da Odfjell para reduzir suas emissões. A empresa já melhorou sua intensidade de carbono em mais de 54% em comparação com a referência de 2008, resultado de uma ampla gama de medidas técnicas e operacionais.

A iniciativa está alinhada com as metas da IMO para 2030 e com as ambições do pacote ¿Fit for 55¿ da União Europeia, e se baseia no Memorando de Entendimento Brasil-Noruega de 2024 para o estabelecimento de um
corredor marítimo transatlântico verde.

"Esperamos inspirar uma ação mais ampla da indústria e damos boasvindas à continuidade da colaboração com reguladores, portos, produtores, outros operadores e clientes para acelerar a transição para um transporte marítimo de baixa emissão," conclui Fotland.

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