Concurso estimula estudantes a descobrirem a importância estratégica do Porto do Rio Grande
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
A Portos RS deu mais um passo na valorização da atividade turística do município de Rio Grande ao viabilizar a recolocação de trilhos nos Molhes da Barra, tradicional ponto de passeio de vagonetas na cidade. Ao todo, 38 barras de trilhos em boas condições estruturais foram reaproveitadas e entregues à Associação dos Vagoneteiros, por meio de uma ação que reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da relação porto-cidade.
A entrega dos trilhos foi realizada diretamente à Associação dos Vagoneteiros, que será responsável pela manutenção e instalação no trecho utilizado para os passeios. A reutilização do material representa uma alternativa com menor impacto ambiental, ao mesmo tempo em que atende às necessidades operacionais dos trabalhadores.
Para o diretor de Relações Institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, a ação simboliza uma integração entre diferentes dimensões do território: ¿Estamos falando de uma atividade que tem relevância turística, cultural e afetiva para quem vive ou visita a cidade. Apoiar os vagoneteiros é uma forma de fortalecer esse vínculo e também de atuar para além da gestão portuária, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento local e a sustentabilidade¿, afirma.
Com a recolocação dos trilhos, espera-se a melhoria das condições de segurança e da qualidade da experiência dos usuários das vagonetas ¿ prática que há décadas movimenta o turismo na região dos molhes, onde o encontro com o mar é um dos atrativos mais emblemáticos da cidade de Rio Grande.
Ainda com o intuito de somar à pauta dos vagoneteiros, no dia 11 de novembro, Sandro Oliveira, e o gerente jurídico da Portos RS, Eduardo Estrela, reuniram-se com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, e representantes do setor para discutir a manutenção da infraestrutura utilizada pelos vagoneteiros. A pauta também foi levada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de buscar alinhamentos técnicos e institucionais para a continuidade do serviço.
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
Sábado, 15 de Novembro de 2025
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025