Portos RS realiza auditorias ambientais nas três unidades portuárias

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025

A Portos RS iniciou, em 11 de agosto, a auditoria ambiental da unidade portuária de Porto Alegre, etapa que marca o começo de um ciclo de verificações que também será realizado, em setembro, nos portos de Rio Grande e Pelotas. Previsto no licenciamento ambiental e na Resolução CONAMA 306/2002, o procedimento busca assegurar que as operações portuárias estejam em conformidade com a legislação e adotar melhorias que reforcem a sustentabilidade das atividades.

Conduzida por equipe de auditores externos, a auditoria inclui análise documental e inspeções em campo para identificar possíveis não conformidades e oportunidades de aprimoramento. As próximas fases, nas demais unidades, seguirão o mesmo formato aplicado em Porto Alegre.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, o processo é uma ferramenta estratégica para garantir a melhoria contínua da gestão ambiental portuária.

¿As auditorias ambientais são fundamentais para que possamos avaliar com rigor nossas práticas, identificar pontos de melhoria e assegurar que nossas operações mantenham o mais alto padrão de conformidade e responsabilidade ambiental¿, afirmou Ilha.

O ciclo de auditorias faz parte das ações permanentes da Portos RS para fortalecer o alinhamento entre eficiência operacional e sustentabilidade, atendendo às exigências legais e aos compromissos institucionais com a preservação ambiental.

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar