PORTOS RS PARTICIPA DE EVENTO DA DELEGAÇÃO URUGUAIA NO CCMAR EM RIO GRANDE

.

Sábado, 25 de Janeiro de 2025

A empresa Portos RS participou do evento de recepção da delegação uruguaia no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande, que aconteceu no sábado, 25 de janeiro. O diretor de relações institucionais, Sandro Oliveira, acompanhou a cerimônia, que marcou o encerramento da travessia histórica realizada pela Delegação Uruguaia ante a Comissão Laguna Merín.

A travessia, que teve início no dia 22 de janeiro em La Charqueada, no Uruguai, percorreu diversos pontos da região, incluindo Lago Merín, Santa Isabel do Sul e Pelotas, com destino final no Porto de Rio Grande. O percurso foi realizado na embarcação "Ing. Jorge Camaño" e reuniu autoridades uruguaias, como o presidente da delegação, engenheiro agrônomo Gerardo Acosta, e os delegados Capitán Juan José Mazzeo, Williams Morales, Ricardo Vidiella Gabriel e Roberto Mezzera.

No CCMar, o grupo foi recebido pelo professor Lauro Barcelos, diretor do complexo de museus da FURG, que apresentou a história do CCMar e do Museu Oceanográfico para contextualizar a importância cultural e científica do local. Barcelos destacou a alegria em receber a delegação, afirmando que encontros como este promovem o crescimento conjunto entre os dois países.

A secretária adjunta de relações institucionais, Thais Saggiomo, representou a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, durante o evento, reforçando o apoio da administração municipal ao fortalecimento da integração entre Brasil e Uruguai.

De acordo com Sandro Oliveira, diretor de relações institucionais da Portos RS:

“Discutimos aqui os ajustes necessários para conectar Uruguai, Brasil e Rio Grande do Sul via Lagoa Mirim. A hidrovia pode reduzir custos, gerar empregos, preservar o meio ambiente e tornar nossos produtos mais competitivos. Vamos levar as demandas ao governo estadual e federal para concretizar essa integração que beneficia os dois países.”

Sobre a travessia histórica

A Delegação Uruguaia ante a Comissão Laguna Merín organizou a travessia como forma de celebrar e promover o desenvolvimento sustentável da região da Bacia da Laguna Merín. A embarcação "Ing. Jorge Camaño" foi utilizada para realizar o percurso e simbolizou a cooperação entre os dois países na preservação e utilização sustentável dos recursos naturais compartilhados.

 

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar