PARCERIA COM A FEPAM GARANTE QUALIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO AS EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS NO PORTO DE PORTO ALEGRE

.

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Uma parceria envolvendo a Portos RS e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) resultou na união de esforços para qualificar a resposta às emergências ambientais no Porto de Porto Alegre e região. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (23), durante uma visita do presidente da instituição, Renato Silva, e do diretor técnico, Gabriel Ritter, na unidade

Na ocasião, foram repassados 105 metros de barreiras flutuantes para óleo, três pacotes de barreira de contenção e absorção, além de outros dez pacotes de mantas absorvedoras. A estrutura de atendimento foi complementada com o envio de kits de mitigação, equipamentos de proteção individual e demais acessórios por parte da Autoridade Portuária.

Os materiais foram recebidos pelos diretores de Meio Ambiente, Henrique Ilha, de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, e pelo coordenador de fiscalização, controle e emergência, Bernardo Villwock. Os insumos foram acondicionados junto à estrutura do Armazém D4, local onde também funcionará a sala de apoio às emergências.

A criação do espaço, aliada aos novos equipamentos, permitirá qualificar o atendimento a qualquer tipo de situação envolvendo vazamentos de óleo ou produtos químicos. No local também estão disponíveis cópias do Plano de Emergência Individual (PEI) atualizado, assim como os contatos dos órgãos responsáveis, garantindo uma resposta efetiva e organizada.

De acordo com o diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, a união de esforços demonstra o interesse das instituições em otimizar o uso dos recursos e integrar as ações. “Trata-se de mais um passo importante na qualificação para a retomada das operações plenas no Porto de Porto Alegre”, afirmou Ilha.

O diretor de relações institucionais, Sandro Oliveira, celebrou a parceria e disse que a intenção é qualificar ainda mais a sala de apoio. “Sabemos da importância de uma base de emergência forte, bem equipada e preparada. Utilizaremos parte do recurso do Funrigs para o Porto de Porto Alegre na qualificação deste espaço”, garantiu Oliveira.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Analu Ribeiro

Fotos: Divulgação/Portos RS

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar