Porto de Pelotas recebe novas boias para reforço da sinalização náutica
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024
Com o objetivo de estreitar cada vez mais as relações com as comunidades próximas ao Porto do Rio Grande, a Portos RS apoiou as apresentações teatrais da companhia circense Circo Tcheatro Xebebéu. Adaptadas ao público infantil e adulto, os esquetes contam histórias que trazem ao final uma mensagem de conscientização sobre variados problemas sociais.
Montada no pátio da Escola Municipal Maria da Graça Reis, na Vila da Barra, a estrutura de lona chamou a atenção dos pequenos que não escondiam as expectativas de ver no palco o palhaço Xebebéu, interpretado por Demétrius de Almeida. A peça “Brincando de Teatro” foi a escolhida para os estudantes e “Minha Mulher Vale Ouro” foi dedicada ao público geral.
Foram atendidos com a iniciativa familiares e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Saldanha da Gama e das escolas municipais de ensino fundamental, Admar Corrêa, Ramiz Galvão e Maria da Graça Reis, localizadas nos bairros Santa Tereza, Mangueira e Barra, totalizando um público de 1.300 pessoas.
A diretora da escola Ramiz Galvão, Cristiane Jaeger, disse que projetos como o Circo Tcheatro Xebebéu oportunizam ações de cultura aos estudantes e a comunidade do bairro Mangueira. Segundo ela, desde o momento da divulgação na escola, os estudantes ficaram muito empolgados e toda essa alegria ficou evidenciada no trajeto até a Barra.
Agradecida pela sensibilidade da Autoridade Portuária, a diretora da escola Maria da Graça Reis, Liciane Fernandes, contou que esta foi a primeira vez que uma estrutura de teatro foi mobilizada até a instituição. Ela destacou as falas dos personagens que promoveram o resgate de valores importantes, como é o caso da empatia e da amizade.
Oriundo de família circense e conduzindo o Circo Tcheatro Xebebéu há 15 anos, Demétrius Benvenuto de Almeida falou sobre a construção dos textos, que sempre abordam temas sociais com fundo educativo, deixando sempre uma mensagem de conscientização. Aos espectadores. “Todas as nossas peças possuem essa característica, pois além de levarmos cultura também buscamos chamar a atenção do público sobre temas relevantes do nosso dia a dia e dessa forma contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente", explicou.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, ações como essas permitem o estreitamento dos laços entre o Porto do Rio Grande com as comunidades lindeiras. “O evento foi maravilhoso, porque foi possível ver as crianças sorrindo e brincando, sem esquecer de passar uma mensagem positiva”, afirmou.
Oliveira também lembrou que as apresentações do Circo Tcheatro Xebebéu integram a nova formatação da política de apoio da Portos RS, que prevê o oferecimento de contrapartidas sociais aos projetos financiados pela Empresa Pública. “Essas apresentações foram uma contrapartida do apoio concedido a esse projeto maravilhoso que leva educação e aborda temas muito relevantes do dia a dia de forma divertida, como a gente viu por aqui”, finalizou Sandro.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: rissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025