O Estado está fazendo dragagem no Guaíba?
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
A Diretoria de Meio Ambiente da Portos RS realizou nesta quarta-feira (17) a reunião mensal do Conselho de Gestão Ambiental (CGAPRG). O encontro acontece tradicionalmente na terceira quarta-feira do mês e reúne integrantes da Autoridade Portuária, dos terminais e operadores instalados na área do Porto Organizado do Rio Grande.
A dinâmica foi iniciada pela gerente de meio ambiente, Mara Núbia Oliveira, com a leitura da ata da reunião realizada no mês de junho, a qual foi aprovada pelos presentes sem alterações. Na sequência, a coordenadora de comunicação e educação socioambiental, Luciana Roldão, apresentou o Plano de Ação Pós-Enchente (PAPE) colocado em prática pela Portos RS.
Surgido a partir da Nota Técnica nº 2 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Plano foi estruturado em quatro eixos principais: vacinação; segurança no trabalho; saúde pública; e fauna. Executadas ao longo do mês de junho, as ações foram compostas por imersões, Diálogos Diários de Segurança (DDS) e publicações em redes sociais e mídias digitais.
Os participantes ainda dialogaram sobre o papel e a importância de uma gestão ambiental voltada às emergências climáticas locais e globais. Houve, ainda, destaque ao Grupo de Trabalho de Educação Ambiental – GTEA, como uma das ferramentas de trabalho nas comunidades do entorno de forma integrada.
No mesmo dia também foi realizada a reunião ordinária do Comitê do Plano de Área do Porto Organizado do Rio Grande (PAPORG), para apresentação do cronograma de simulados e treinamentos para 2024.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025