PORTOS RS E CDL RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE PROMOVEM ACESSO DE ALUNOS AO FESTIMAR

.

Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

Alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental de escolas localizadas no entorno do Porto do Rio Grande e de seu complexo portuário viveram dias especiais junto ao Festimar 2024. Os estudantes visitaram o Festival, conheceram o Museu da Cidade do Rio Grande e ainda desfrutaram do parque de diversões montado na Praça Xavier Ferreira.

As tardes de atividades extraclasse foram oportunizadas a partir de um termo de compromisso firmado entre a Portos RS, por meio de sua Diretoria de Relações Institucionais, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte principal organizadora do evento que foi concluído neste domingo (31).

De acordo com o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, essa iniciativa se caracteriza como uma forma de integrar as comunidades lindeiras às unidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. A partir de agora, toda a solicitação de patrocínio feita à Autoridade Portuária deverá vir acompanhada de uma contrapartida social.

“Ver o brilho nos olhos das crianças foi uma coisa maravilhosa. Elas curtiram muito a ida no Museu, aprenderam muitas coisas novas e depois brincaram muito no parque de diversões. Com certeza nós vamos repetir ações como essas, pois nós queremos cada vez mais aproximar o Porto das nossas comunidades”, afirmou Oliveira.

Para Sandro, a intenção é de que todas as pessoas, começando pelas crianças, conheçam a importância estratégica do Porto. “Ninguém admira aquilo que não conhece e a nossa ideia é fazer com que todas as pessoas, começando pelas escolas, conheçam a importância estratégica e econômica do Porto no seu dia a dia”.

Participaram da atividade alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Pedroso, do bairro Santa Teresa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, do bairro Barra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa, também localizada no bairro Santa Tereza, das escolas municipais de Ensino Infantil Alcides Barcelos e de Ensino Fundamental, Viriato Corrêa, localizadas no bairro Getúlio Vargas, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Juvêncio Lemos, da Vila Militar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ramiz Galvão, da Vila Mangueira, e da Escola Municipal Maria Reis, da Barra.

O roteiro da visita foi montado pela Diretoria de Relações Institucionais da Empresa Pública, em conjunto com as escolas participantes, e teve como ponto inicial o Museu da Cidade do Rio Grande. Acompanhados pelo guia Alexandre Machado, os alunos foram convidados a mergulhar nos mais importantes momentos da história do município mais antigo do estado.

Logo na entrada, os grupos aprenderam sobre o Projeto Eclipse desenvolvido pela NASA, a Agência Espacial Norte Americana, em Rio Grande, no ano de 1966. Em seguida, foi possível conhecer materiais utilizados pelos indígenas que habitaram a região no passado, além de armamentos e fardas usados pelos soldados que participaram da Guerra do Paraguai.

Outro momento de destaque da visita foi o espaço dedicado ao período da industrialização no município, onde os estudantes olharam de perto itens beneficiados pelas empresa aqui instaladas, conheceram materiais e até mesmo móveis usados nos escritórios administrativos, sendo todo o acervo montado a partir de doações da comunidade.

O último objeto da coleção centenária visitado pelos alunos foi um veículo de combate à incêndio, datado de 1910. Puxado na época por cavalos, o carro pertenceu à empresa Leal Santos e era utilizado em ocorrências na sede da fábrica de biscoitos e conservas, além de atender a comunidade do entorno em casos de necessidade.

Já na parte externa, os estudantes visitaram a Feira de Comércio e Serviço, tiraram fotos com os mascotes do Festival e viveram momentos inesquecíveis no parque de diversões. Entre os brinquedos mais procurados por eles estiveram o barco viking, carrinho bate-bate, pula-pula e tiro ao alvo.

Para o diretor da escola Ernesto Pedroso, Ilton Macedo Gonçalves, a visita ao Festimar contribuiu muito para a educação dos alunos. “Através da Portos RS nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Cidade, os expositores da festa, o Mercado e brincaram no parque. Agradecemos a parceria e a iniciativa em projetos deste porte”.

A vice-diretora da escola Admar Corrêa, Vivian Terra, comentou que atividades como essas contribuem para o enriquecimento do cotidiano dos alunos. “Estas atividades enriquecem o cotidiano dos alunos e despertam o interesse e a curiosidade deles. Nós, da gestão da escola, agradecemos mais uma vez a oportunidade”, disse ela.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Divulgação/Portos RS

Galeria

Últimas Notícias

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar