II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS: Rumo à cooperação para o futuro sustentável

.

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Após dois dias intensos de discussões e reflexões, o II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS encerrou suas atividades deixando um legado de insights valiosos e compromissos renovados para o futuro da economia azul na região sul. 
O evento, realizado com sucesso nos dias 27 e 28 de março na Câmara do Comércio do Rio Grande, reuniu especialistas, autoridades e líderes do setor, para explorar as oportunidades e desafios que moldam este segmento econômico em constante evolução.
O primeiro dia de evento contou com palestra inaugural sobre o case da primeira biorrefinaria do Brasil, conduzida por Felipe Jorge, diretor superintendente da Refinaria Riograndense, estabelecendo um tom inspirador para as discussões subsequentes do fórum.
Em seguida, ocorreu o Painel Plano Espacial Marinho (PEM). Com a condução do secretário da CIRM, Almirante Jaques, o painel delineou direções estratégicas para o desenvolvimento sustentável do espaço marinho.
Na tarde do primeiro dia, destaca-se o painel “Novas possibilidades em movimentação, operações portuárias e Rio Grande porto indústria”, que teve mediação de Fernando Estima, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS e, como palestrante, Cristiano Klinger, presidente da Portos RS. Também participaram do debate Guillermo Valles, embaixador do Uruguai no Brasil e Paulo Bertinetti, Diretor-Presidente da unidade Tecon Rio Grande da Wilson Sons SA. Esse painel demonstrou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região. 
O último painel do dia trouxe o tema: “Inovação: Fonte de desenvolvimento na Economia Azul”, que falou sobre o papel da inovação no crescimento econômico sustentável. 
No segundo dia, os debates continuaram a todo vapor, explorando tópicos como "Oportunidades para o setor portuário no processo de descarbonização", com participação de Henrique Ilha, Diretor de Meio Ambiente da Portos RS, e o painel "Alternativas para a indústria naval do RS". Essas discussões não apenas destacaram os desafios imediatos, mas também delinearam caminhos promissores para uma economia azul mais eficiente e ambientalmente responsável.
O painel de encerramento, que abordou o "Grande Pacto da Inovação e o desenvolvimento da economia azul no Rio Grande", foi o culminar de dois dias de intensa colaboração e comprometimento com o futuro da região. 
Um dos grandes acontecimentos deste segundo dia de evento foi a assinatura do Termo de Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Município de Rio Grande. Este acordo visa identificar e priorizar projetos para a modernização da gestão municipal, fortalecendo assim os pilares do desenvolvimento sustentável.
Líderes de diferentes setores uniram forças para traçar um roteiro claro para o avanço da economia azul, enfatizando a importância da inovação e da cooperação para impulsionar o crescimento econômico sustentável.
A presença do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, ao longo do evento reafirmou o compromisso da empresa em liderar iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável na região. 
Assim, o II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS terminou de missão cumprida ao catalisar discussões significativas e estabelecer uma base sólida para ações futuras. Com umaagenda repleta de palestras enriquecedoras, paineis esclarecedores e oportunidades de networking, este evento abre o caminho para um futuro próspero e sustentável para a economia azul na região sul.

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar