PORTOS RS PARTICIPA DE ASSEMBLEIA GERAL DA ABEPH, NO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE

.

Sexta-feira, 22 de Março de 2024

A Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) realizou a edição 2023 de sua Assembleia Geral, que aconteceu pela primeira vez em formato itinerante, tendo o complexo portuário de Suape como sede. A Portos RS esteve representada no evento pelo presidente, Cristiano Klinger, e pelo diretor de infraestrutura, Lucas Meurer.

A programação teve início nesta quinta-feira (21) com o workshop intitulado Dragagem de Manutenção, que reuniu empresas do setor, como Deme Group, DTA Engenharia e Jan De Nul, além de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Alber Vasconcelos.

Em janeiro deste ano, a Portos RS concluiu a segunda etapa da obra de dragagem dos canais interno e externo do Porto do Rio Grande, com a retirada de 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A tecnologia dos equipamentos, aliada ao monitoramento constante de todo o processo, garantiram o sucesso da atividade sem alterações ao meio ambiente.

Extremamente tradicional no contexto portuário, o evento contou com a presença de empresas do setor, autoridades portuárias associadas e do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery. Já a Assembleia Geral debateu as soluções para o fortalecimento do setor portuário, o aprimoramento da gestão de pessoas e parcerias estratégicas para o crescimento sustentável.

De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a participação das autoridades portuárias na assembleia geral é “fundamental para discutirmos as pautas importantes do setor, juntamente com os órgãos reguladores, em especial o tema da dragagem e a discussão sobre a pautas para a comissão criada pela Câmara Federal para a revisão da lei dos portos”.

De acordo com a ABEPH, a realização no formato itinerante intensifica o intercâmbio entre as autoridades portuárias e a construção de soluções para os desafios comuns dos portos públicos brasileiros. O evento foi encerrado nesta sexta-feira (22), com uma visita ao Porto de Suape e com a palestra Plano de Governo sobe Dragagem, ministrada pelo assessor de gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Júlio Dias.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Divulgação/Heloíse Oliveira/Portos RS

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar