CAPACITAÇÃO PARA USUÁRIOS DA PLATAFORMA PORTO SEM PAPEL É PROMOVIDA PELA SECRETARIA NACIONAL DE PORTOS EM RIO GRANDE

.

Quinta-feira, 21 de Março de 2024

Colaboradores da Portos RS, órgãos intervenientes, agentes de navegação e autoridades participaram, ontem (20), de uma capacitação do sistema Porto Sem Papel (PSP), plataforma que tem como objetivo desburocratizar e otimizar as documentações que envolvem a logística aduaneira. A atividade aconteceu na Câmara do Comércio de Rio Grande.

Utilizado nos três portos públicos do Estado, o PSP foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários que promoveu a atividade com o objetivo de atualizar sobre as novas funcionalidades da ferramenta e ouvir os usuários sobre possíveis melhorias no sistema. O curso foi ministrado pela equipe técnica do Serviço Federal de Processamento (Serpro).

Além digitalizar os processos de comércio exterior, o PSP agiliza o desembaraço aduaneiro e se consolidou como a Janela Única Marítima do Brasil, sistema voltado à concentração de dados referentes à logística portuária que reúne as informações prestadas pelos armadores e agentes de navegação para a análise dos órgãos anuentes para a liberação das operações.

Com a implementação do PSP, o governo federal estimula o uso da tecnologia para a otimização dos processos, o que pode alavancar e a ampliar a presença dos portos brasileiros no comércio mundial. Para as empresas os benefícios se refletem na segurança, organização e economia, pois a agilidade dos desembaraços se reflete na redução dos custos das operações.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Divulgação/Portos RS

Galeria

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar