Dragagem na hidrovia permite nova movimentação no Porto de Porto Alegre
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Sábado, 03 de Fevereiro de 2024
A Autoridade Portuária esteve representada pelo diretor de meio ambiente, Henrique Ilha é o gerente de Planejamento e desenvolvimento Fernando Estima
A iniciativa teve início com um estudo realizado pelo Núcleo Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), com recursos financiados pela Fundação Boticário. A criação do espaço aconteceu de forma conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Portos RS, que obteve autorização de cedência da área por meio da Secretaria Nacional de Portos.
A assinatura representa a consolidação do primeiro passo, com a criação da Unidade de Conservação e seu objetivo de manter preservadas as marismas, as dunas e as espécies em extinção. Junto ao iconicidades, as duas iniciativas impulsionarao as atividades de ecoturismo, educação e interpretação ambiental, valorizando os Ecossistemas da região e seu uso sustentável.
De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, “isso demonstra a excelência das equipes e das instituições envolvidas, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e também um olhar para as futuras gerações, deixando um importante legado em uma área de grande relevância para o estado do Rio Grande do Sul”.
Ainda conforme Ilha, essa será a primeira Unidade de Conservação do Brasil a abranger áreas de marismas, fator considerado relevante para o Porto do Rio Grande que demonstra com isso uma agenda ambiental cada vez mais forte, a partir de movimentos concretos e formais visando a sustentabilidade.
Essa é uma medida de compensação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA e de acordo com a IN 02/2012.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Jornalista responsável: Larissa Carvalho
Fotos: Divulgação/Portos RS
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025