Muitas crianças vivem boa parte de suas vidas sem conhecer um porto. As expressões de quase incredulidade e alegria das crianças ao visitá-lo mostram o quanto o porto é surpreendente e desconhecido para elas. Pensando nisto e na importância do complexo portuário na vida de todos os que vivem em Rio Grande e região é que a SUPRG desenvolve o Projeto Escola no Porto.
O projeto foi elaborado para transformar o Porto do Rio Grande numa ferramenta pedagógica a ser utilizada por educadores e estudantes, lembrando a variedade de disciplinas em que pode ser incluído o estudo da atividade portuária.
Pelo projeto, escolas públicas e privadas agendam visitas ao cais do Porto Novo, acompanham de perto as operações, recebem informações e utilizam os novos conhecimentos no debate ou trabalhos em sala de aula. O objetivo maior é a aproximação da atividade portuária com as crianças e, por consequência, as famílias destas. Muitas delas dependem direta ou indiretamente da atividade portuária, mas não percebem o quanto suas vidas estão ligadas a esta estrutura, que movimenta a economia de toda a região.
A SUPRG não tem intenção de influir na questão pedagógica. O Porto do Rio Grande serve como ferramenta para a Educação, mas a forma como os conhecimentos do trabalho portuário serão aplicados em sala de aula é de total inspiração e responsabilidade dos educadores.
Roteiro da visita:
- Recepção no edifício sede da SUPRG (Av. Honório Bicalho s/nº - em frente ao Portão 4).
- Visita ao Cais do Porto Novo.
Condições para participar:
ATENÇÃO - Agenda 2020: A Portos RS, devido ao Decreto 55.115, de 12 de março de 2020, os agendamentos estão temporariamente suspensos aguardando novas definições da autoridade portuária.
- Recebemos alunos dos ensinos fundamental, médio, superior e técnico. As turmas serão constituídas de no mínimo 15 e, no máximo, 40 pessoas. Além desse número deverão ser agendados dois horários distintos. No ensino fundamental só serão aceitos alunos a partir do 7° ano.
- O trajeto interno do porto deverá ser realizado com ônibus. O veículo deve possuir alerta sonoro de ré e possuir microfone.
- Tempo previsto da atividade: 1h a 1h e 30min.
- O deslocamento das turmas até o Porto Novo estará sob responsabilidade de cada escola.
ATENÇÃO
A documentação para acesso ao Porto deve ser enviada impreterivelmente até 96 horas antes da visitação. O não envio implica no cancelamento automático. Após o envio da documentação não é mais possível alterar passageiros e/ou motoristas e veículos. A não concordância entre documentação e visitantes (incluso veículo) implica no cancelamento da visitação.