Em reunião Comissão Técnica de Diretrizes de Acesso validam o calado do canal externo e as manobras de giro do complexo portuário do Rio Grande

A superintendência da Portos RS reuniu sua equipe técnica para apresentar a Comissão Técnica de Diretrizes de Acesso os estudos e critérios técnicos adotados pela SUPRG para dar suporte para a definição do calado do canal externo do Porto.

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020


Aconteceu nesta quinta-feira, 10, na Câmara do Comércio do Rio Grande, respeitando todos os protocolos de distanciamento, reunião onde a comissão tratou da finalização da dragagem de manutenção, aonde foram reestabelecidas as profundidades dos canais de navegação do complexo portuário do Rio Grande. Com a finalização da obra, a Autoridade Portuária, sob coordenação da Autoridade Marítima, tem a competência de estabelecer e divulgar o calado máximo de operação dos navios que frequentam o Porto Organizado do Rio Grande. Este estabelecimento ocorre em função dos levantamentos hidrográficos Categoria A (Alfa) validados pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
As profundidades validadas pelo CHN foram 18 metros no canal externo, 16 metros no canal interno e 10,5 metros no canal do Porto Novo. Além do calado do canal externo, foram discutidos também os critérios técnicos adotados para regular as manobras de giro dos navios de contêineres e navios graneleiros que frequentam o Porto Organizado do Rio Grande.
Segundo os representantes da Autoridade Marítima, foi firmado nessa reunião um entendimento claro em conjunto com a Autoridade Portuária. Concluiu-se neste encontro que os estudos e critérios estabelecidos são robustos, uma base sólida para o estabelecimento dos calados propostos, trazendo efetivamente segurança e eficiência para a navegação no Porto do Rio Grande.


 Assessoria de Comunicação Portos RS

A Portos RS utiliza cookies para melhorar o desempenho do site e oferecer uma experiência completa de navegação aos conteúdos e serviços disponibilizados de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando ou fechar esta mensagem, você concorda com estas condições.

Fechar